Press "Enter" to skip to content

Livros para empreendedores: 7 dicas para startup founders

Mazzeu

Ler livros para empreendedores escritos por quem já viveu o que vamos encarar no futuro é uma excelente maneira de acelerar nosso aprendizado.

Ao contrário de muitos desses autores, hoje temos fácil acesso à muito conteúdo de qualidade sobre startups. Seja sobre tirar a sua ideia do papel, montar um time de vendas ou escalar o negócio.

Para te ajudar na jornada empreendedora, separei 7 sugestões de livros para empreendedores que me ajudaram muito  – e na minha humilde opinião, vão te ajudar também.

Vamos ver quais são? Acompanhe.

1. Hard Things About Hard Things – Ben Horowitz

O primeiro da lista é um dos melhores livros que já li sobre negócios. Hard Things About Hard Things é um passo a passo de como Ben Horowitz – co-fundador da Andreessen Horowitz – tirou sua primeira startup do vermelho, ganhou mercado, e se tornou um investidor de sucesso.

Sem dúvidas é um dos melhores livros para entender o mercado de SaaS e tecnologia. Além de fornecer ensinamentos valiosos sobre o dia a dia de startups em rápido crescimento.

Comprar na Amazon | Ler no 12min

2. Nada Easy – Tallis Gomes

Um dos empreendedores mais incríveis com quem eu já tive o prazer de conversar é o Tallis Gomes. No nosso papo para o podcast Heroes, do 12min, Tallis fala sobre o seu livro Nada Easy.

Para quem não conhece o Tallis, ele é o cara que criou e internacionalizou a Easy Taxi, e hoje toca a SINGU, um marketplace para o mercado de beleza. Ele conseguiu empreender em um dos ecossistemas menos favoráveis do mundo e criou empresas incríveis.

O Nada Easy fala tanto sobre a trajetória do Tallis, como dá dicas práticas para você crescer a sua startup e dominar o mercado.

Comprar na Amazon | Ler no 12min

3. Good to Great – Jim Collins

Jim Collins é um executivo norte-americano que foi Product Manager da HP e escreveu um dos clássicos do mundo das empresas. É um dos livros para empreendedores indispensáveis para quem quer criar startups que não sejam apenas boas, mas sim excelentes.

Good to Great traça o caminho das empresas que se tornaram líderes de mercado, usando benchmarks do mercado para mostrar porque companhias com a Coca-Cola, Intel e GE são gigantes. Se quer ser um dos grandes, se inspire neles!

Comprar na Amazon | Ler no 12min

4. Lean Startup – Eric Ries

O dia a dia de startups é dinâmico e desafiador. A metodologia Lean descrita por Eric Ries no seu Lean Startup é, provavelmente, o modelo mais adotado por empresas de tecnologia que querem crescer rápido.

A Startup Enxuta descreve como criar hipóteses, testá-las rapidamente, e descobrir se o seu cliente realmente quer aquilo. Ou ainda mais: se existe um mercado disposto a pagar pela a sua ideia.

Falhe rápido, mova-se rapidamente.

Comprar na Amazon | Ler no 12min

5. Shoe Dog – Phil Knight

Esse livro não é exatamente o mais óbvio quando falamos sobre livros para empreendedores, principalmente para startup founders. Mas se você admira a história da Nike – e de marcas de sucesso – precisa ler Shore Dog.

A Marca da Vitória é a autobiografia de Phil Knight, o cara que concebeu e criou a Nike. Não é apenas uma biografia, mas também um livro de negócios. Phil conta como começou a Blue Ribbon importando calçados japoneses para corredores.

É um ensinamento sobre não desistir, entender o mercado e evoluir sempre.

Comprar na Amazon | Ler no 12min

6. Zero to One – Peter Thiel

Thiel é um dos fundadores do PayPal, além de investir em empresas que mudaram o mercado – como o Facebook. Zero to One é a obra de Peter Thiel para te falar que, se você está tentando copiar um dos grandes empreendedores dos últimos tempos, você não entendeu nada.

Não copie algo, crie do zero. Se você é o único fazendo algo, então você tem um monopólio – e é daí que vem a inovação. Esse livro é incrível para quem quer criar soluções disruptivas e criar algo gigante.

Comprar na Amazon | Ler no 12min

7. Lost and Founder – Rand Fishkin

Fechando a lista, uma das minhas leituras preferidas dos últimos meses. Lost & Founder é o livro do co-founder da Moz, Rand Fishkin. Após sair da Moz (referência em SEO do mercado) e fundar a SparkToro, Fishkin compartilhou grandes aprendizados da sua carreira como empreendedor em um livro diferente.

Ele não é um conto sobre como ser um empreendedor de sucesso, mas tudo o que empreender não significa. É um livro incrível para “cair na real” e planejar melhor os seus próximos passos.

Comprar na Amazon

A grande maioria dos livros sobre empresas, negócios e empreendedorismo vai nos ensinar algo. Mas são raros aqueles livros para empreendedores que se tornam clássicos! Esses são algumas das leituras que mais me prenderam nos últimos tempos. E para você, quais são os melhores livros para empreendedores por aí?

Os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups

Direto no seu inbox, sem pegadinhas 😉
EU QUERO!
Coisas boas acontecem para quem se inscreve na minha lista ;)
Receba os melhores conteúdos sobre marketing, vendas e growth para startups
EU QUERO COISAS BOAS!
Você pode cancelar sua inscrição quando quiser.
Fechar

Os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups

Direto no seu inbox, sem pegadinhas ;)
EU QUERO!

Entrepreneur's gold ;)

Receba os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups.
ME ENVIE OS CONTEÚDOS!