Press "Enter" to skip to content

Investidor Smart Money para startups: como encontrar?

Mazzeu

Muitos empreendedores começar a trabalhar na sua ideia e logo pensam: “Preciso de um investidor”.

Apesar desse ser um pensamento recorrente, a pesquisa Brazil SaaS Landscape 2017 feita pelo SaaSholic mostrou que 71% das empresas SaaS que mais crescem no Brasil são bootstrapped.

Então, o que fazer?

Obviamente, não existe uma “resposta certa”. Cada empreendedor, negócio e mercado tem uma exigência. No Brasil veio a calhar que o capital de VC’s é reduzido e muitos empreendedores preferem economizar e criar side projects antes de se dedicar 100% a suas ideias.

Mas se você vai buscar por investimento para sua startup seed ou early stage, então você precisa do investidor smart money.

Ele pode estar presente em qualquer nível de investimento (anjo, seed, aceleradora, Series A,B, etc) e traz para a mesa mais que uma parte do investimento. Ele pode ser o diferencial do sucesso da sua startup no mercado.

Mas antes de falarmos sobre como encontrá-lo, vamos dar uma revisada em alguns pontos importantes sobre o investidor smart money para startups.

O que é Smart Money?

O Smart Money é aquele investidor que põe mais que dinheiro na mesa. Na maioria dos casos é um profissional experiente/empreendedor de sucesso que atua no mesmo mercado que a startup.

Ele traz conhecimento de mercado e muita experiência para a mesa. Ele ajuda a startup a não cometer os mesmos erros que ele cometeu e encontrar product market fit mais rápido.

Mas a contribuição do Smart Money não acaba por aí. Esse investidor também é um dos principais responsáveis por expandir o networking dos empreendedores. Apresentá-los para pessoas-chave do mercado e dar uma mentoria individual para ajudar os empreendedores a se desenvolverem.

Porque o investidor Smart Money é importante para sua startup

A contribuição do Smart Money é muito ampla.

É um grande mentor e para vários dos outros investidores, ele é uma “segurança” para o investimento. Ele também é um dos principais responsáveis por expandir o networking dos empreendedores.

Se alguém relevante do mercado está disposto a ajudar na jornada, o produto tem qualidade e a probabilidade de algo dar errado no final é bem menor.

Vamos explorar alguns dos benefícios de contar com o investidor smart money na sua startup.

Experiência de mercado

Investidores smart money raramente são apenas investidores. É muito comum que eles ainda sejam ativos dentro do seu mercado e façam investimentos em paralelo. Por isso, ele tem uma experiência de mercado bem valiosa.

Mesmo que o seu investidor smart money não estiver atuando mais no mercado, eu te garanto que ele vai ter bastante conhecimento sobre os desafios que te esperam.

A experiência de mercado te ajuda a ganhar tempo, entender melhor como ganhar dos seus concorrentes e desenvolver o produto que seus clientes desejam.

Valor agregado à empresa

Como falei anteriormente, o investidor smart money traz segurança para outros investidores. É uma espécie de lastro para algo tão dinâmico e instável como uma startup.

Esse mesmo valor agregado vale para o mercado. Mesmo que o smart money fique apenas nos bastidores, o círculo próximo aos empreendedores e à empresa entendem essa valor e passam adiante.

Mas esse não é apenas um benefício para o mercado. O que o investidor traz para a mesa na hora da escala é indispensável. Quando chega a hora de ir ao mercado, escalar ou pivotar, as lições do seu investidor podem ser o diferencial necessário ter sucesso.

Mentoria

Como a maioria dos empreendedores seriais experientes, investidores smart money são mentores excelentes. A mentoria é um processo mais individual e voltado para o empreendedor.

É muito comum que o empreendedor admire o Smart Money antes mesmo dele se tornar um investidor na startup, o que o torna uma adição incrível ao futuro profissional do empreendedor.

Networking

Por fim, mas não menos importante, é bem provável que o smart money da sua startup te apresentará para os melhores contatos que você já conheceu.

O networking é uma parte importante do crescimento da empresa, mas também dos fundadores. Além disso, é uma oportunidade para o smart money mostrar que está lado a lado com a empresa e que acredita no seu time.

É uma oportunidade valiosa de conhecer pessoas-chave do mercado e expandir sua rede de contatos profissionais.

Como encontrar investidores Smart Money

Essa é a hora que todos esperávamos, não é?

Então eu serei direto. A grande probabilidade é que o investidor smart money vai chegar até você e não o contrário.

Investidores de startup são loucos por deal flow, eles querem sempre ter acesso às melhores oportunidades de investimento. E quando as encontram, trabalham duro para garantir que aquela startup trilhará o caminho certo.

Um desses esforços é encontrar mentores com experiência de mercado que podem ajudar a startup a ganhar tração e mostrar os primeiros sinais de escala.

Um bom exemplo disso foi dado pelo Fábio Póvoa em sua palestra no Superlógica Xperience 2017. Ele foi o investidor-líder na primeira rodada da Ramper, um CRM de Outbound Marketing.

Um dos principais esforços do Fábio foi encontrar um investidor Smart Money que fazia sentido para a Ramper. E falando sobre vendas outbound, ninguém melhor que o Aaron Ross, autor do Predictable Revenue, para ser o mentor dos caras.

O Fábio fez o contato inicial, alinhou as expectativas e trade-offs, e trouxe o Aaron para ser o investidor smart money da Ramper.

Notas finais

O investidor smart money para startups traz mais que um cheque para os empreendedores. Ele tem conhecimentos valiosos que vão te ajudar a encontrar PMF, entender o mercado, seus clientes e seu produto.

No final das contas, é mais provável que o investidor smart money chegue até você através de uma rede de contatos de empreendedores e outros investidores.

Procure expandir seus contatos, criar boas conexões com o seu ecossistema e fazer um bom trabalho preparando sua startup para receber uma nova rodada de investimento.

Os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups

Direto no seu inbox, sem pegadinhas 😉
EU QUERO!
Coisas boas acontecem para quem se inscreve na minha lista ;)
Receba os melhores conteúdos sobre marketing, vendas e growth para startups
EU QUERO COISAS BOAS!
Você pode cancelar sua inscrição quando quiser.
Fechar

Os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups

Direto no seu inbox, sem pegadinhas ;)
EU QUERO!

Entrepreneur's gold ;)

Receba os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups.
ME ENVIE OS CONTEÚDOS!