Press "Enter" to skip to content

9 ferramentas de produtividade para startups

Mazzeu

Se você quer um dia a dia ágil, você precisa das melhores ferramentas de produtividade para startups.

Abrir o Facebook e se perder em fake news é mais fácil do que parece! Sem falar nos arquivos perdidos, processos quebrados e informações que não chegam a quem precisa.

Pensando nisso separei 9 ferramentas de produtividade incríveis que vão agilizar o dia a dia da sua startup.

Acompanhe.

1. Trello

A primeira é o clássico Trello. Ele é sempre a minha escolha para organizar projetos, sprints e tarefas. Uso ele principalmente para gerenciar a minha produção de conteúdo e também dos nossos clientes.

As etiquetas ajudam na organização, é possível colar links, arquivos e imagens, e adicionar membros específicos para cada card. É simples e ágil, ideal para te ajudar a se organizar.

trello ferramenta de produtividade

Além disso, existem diversos add-ons para você integrar suas ferramentas preferidas ao Trello!

2. Runrun.it

O Runrun.it é, de certa forma, similar ao Trello quando falamos sobre gestão de tarefas. Mas é uma ferramenta voltada para grandes times. Ele integra lista de tarefas, time tracking e várias outras funcionalidades mais robustas.

Ele é excelente para projetos entre diversos setores ou times grandes. Ou até mesmo para gerenciar todos os times da sua startup em um só lugar.

3. Slack

O Slack matou o email interno. Essa ferramenta incrível ganhou tração muito rápido no mercado e se tornou o principal comunicador em muitas empresas.

Além de, obviamente, ser um chat, é possível integrar o Slack com vários outros apps (como o Trello, Google Drive, Calendar ou Evernote), compartilhar artigos e até realizar comandos diretamente do app. Você pode marcar uma reunião, criar um novo card no Trello, ou adicionar uma nova nota ao Evernote sem sair da janela de conversa.

slack ferramenta de produtividade

4. Momentum

Descobri o Momentum recentemente e curti bastante! Ele substitui a tela inicial do seu navegador por uma interface da sua escolha. Pode ser uma foto, a previsão do tempo, seu calendário, você escolhe.

Achei bem legal para evitar o impulso de abrir o Facebook e sair procrastinando por aí.

momentum ferramenta de produtividade

5. Evernote

O Evernote já é um velho conhecido. É um excelente tomador de notas e bloco de textos, mas com as últimas atualizações, se tornou uma plataforma completa para criar, editar e compartilhar informações.

Gostei bastante da versão web (que não usava há um tempo) e das novas funcionalidades. Agora é possível criar templates de notas, salvar imagens, criar alertas e muito mais.

evernote ferramenta de produtividade

6. Google Keep + Tarefas

Essas duas ferramentas funcionam muito bem juntas e são algumas das mais recentes do Google.

O Google Keep é um tomador rápido de notas (como um post-it online) excelente para salvar ideias ou pequenas notas. Já o tarefas, é uma clássica lista de tarefas integrada ao seu Gmail. Por ser possível acessá-los direto do navegador pelo Gmail, achei super ágil para criar novas tarefas ou criar notas.

Outra funcionalidade legal é a possibilidade de adicionar add-ons de outros apps (como o Trello) e criar novos cards diretamente do Gmail.

google keep tarefas ferramentas de produtividade

 

7. Hubspot Free CRM

Falando sobre ferramentas de produtividade para startups, eu não poderia deixar de fora um CRM.

Você sabe que existem diversos no mercado, mas eu ainda não encontrei uma opção gratuita tão boa quanto o CRM Free da Hubspot. Ele é perfeito para startups que ainda estão criando seus processos, encontrando os melhores canais e organizando seus times.

Se unir seu marketing e vendas está sendo um problema, aqui você tem uma solução e tanto!

hubspot free crm ferramenta de produtividade

8. Streak

Descobri o Streak enquanto procurava uma solução para o meu cliente de email (já que os AI que eu usava deixaram de existir).

Me pareceu excelente principalmente para vendedores que controlam sem pipeline direto do Gmail. É possível organizar os emails com tags e personalizar o seu inbox. As opções de aplicação são infinitas e me deu vontade de experimentar.

streak ferramenta de produtividade

9. Pomodoro Tracker

A Técnica Pomodoro é bem famosa.. Divida suas tarefas em seções de 25 min, descansando 3-5 min entre eles, e após 4 ciclos, descanse 30 min.

Particularmente esse método é muito eficiente para mim e eu recomendo para todo mundo! O Pomodoro Tracker é um tracker online criado pelo Francesco Cirillo para quem desejar usar essa técnica.

Ele ainda permite que você faça uma lista de tarefas e acompanhe o seu rendimento através de relatórios de performance.

pomodoro tracker ferramenta de produtividade

Notas finais

Ferramentas de produtividade se tornaram indispensáveis para mim. E conversando com diversos founders, descobri que para eles também!

Produtividade é um ponto importante de qualquer startup, e encontrar a melhor forma de otimizar o tempo é o segredo para crescer e escalar.

Você tem alguma ferramenta de produtividade preferida que não está nessa lista? Me conte nos comentários!

Os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups

Direto no seu inbox, sem pegadinhas 😉
EU QUERO!
Coisas boas acontecem para quem se inscreve na minha lista ;)
Receba os melhores conteúdos sobre marketing, vendas e growth para startups
EU QUERO COISAS BOAS!
Você pode cancelar sua inscrição quando quiser.
Fechar

Os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups

Direto no seu inbox, sem pegadinhas ;)
EU QUERO!

Entrepreneur's gold ;)

Receba os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups.
ME ENVIE OS CONTEÚDOS!