Press "Enter" to skip to content

Como fazer o pitch deck para investidores

Mazzeu

Na hora de conseguir investimento, ter um bom pitch deck para investidores é quase tão importante quanto ter bons contatos.

Claro, antes de começarmos é importante ressaltar: se você não está investindo em criar relacionamentos com possíveis investidores, ainda não é hora de construir o seu deck de apresentação.

Volte uma casa!

Investidores são loucos por bons times, desenvolvendo boas soluções e trabalhando duro. Mas eles também amam deal flow. Estão sempre em busca de novas oportunidades e prezam por empreendedores que buscam criar relacionamentos.

Agora, se você já encontrou investidores interessados na sua solução, está trabalhando em criar relações e precisa de um material mais profissional para apresentar sua solução, chegou ao lugar certo.

A minha ideia aqui não é te mostrar como escolher boas cores ou a melhor tipografia. Quero te mostrar dicas práticas do que os investidores realmente querem ver em um pitch deck.

PS: muitos desses aprendizados foram retirados da palestra do investidor Fábio Póvoa no Superlógica Xperience 2018. Fica aqui meu agradecimento. 😀

PS2: pls, não encha a caixa dele de mensagens. 😉

Porque o deck de apresentação é importante para investidores

O deck de apresentação sumariza tudo o que é importante nessa hora: qual é a sua solução, porque ela é diferente, quem faz parte do seu time, porque você precisa de investimento agora, e o que vai fazer com essa grana.

Além disso é uma forma escalável de se apresentar para vários investidores. Se ele requisitar, você já tem um material de qualidade pronto. Se precisar fazer um pitch em um encontro de investidores, já tem um material bom para usar de apoio.

A estrutura de um bom deck para investidores

Provavelmente você está/já se perguntou: “Para quê eu preciso de um deck, se posso simplesmente mandar um email?“. Bom, por dois motivos:

    1. Se você enviar um email sem aviso/sem conhecer o investidor, é bem provável que será ignorado;
    2. Investidores não leem emails com scroll.

Não adianta escrever um textão que será ignorado. Foque neste deck. 😉

Fica aqui a dica de uma estrutura matadora:

    • Problema/dor do cliente que o seu produto procura resolver (não abra com Quem somos);
    • Apresentação da sua solução/produto;
    • Tamanho do mercado (TAM, SAM e SOM. Leia mais sobre isso aqui);
    • Competidores;
    • Tração inicial do negócio (early adopters, MRR, growth, etc);
    • Tecnologia (o que você usa, porque usa, etc);
    • Estratégia de mercado (posicionamento, canais, marketing, vendas, etc);
    • Time/equipe (o famoso Quem Somos);
    • Modelo de negócio (como você ganha dinheiro. Modelo, estratégia de precificação, crescimento);
    • Infos sobre a rodada (tamanho/total pedido, detalhes e infos relevantes para o investidor como: quanto será gasto e aonde, retorno esperado, rodadas anteriores, etc);
  • Projeção financeira (histórico de crescimento de clientes e faturamento, gastos e crescimento futuro com pessoa, infra, marketing, receita e expectativa de breakeven).

Agora sim você tem um deck de apresentação para investidores de primeira! Mas e depois? Acaba por aqui?

O que fazer após apresentar o seu pitch deck

É muito provável que o seu investidor prospecto não vá simplesmente assinar um check de R$ 1mi depois de ver o seu belo deck de apresentação. Levantar capital é difícil, você está criando um negócio inovador em cima de um modelo ainda em validação. Não desista! O trabalho não acaba após o seu pitch deck.

Depois de conhecer investidores em potencial, mantenha contato. Faça um follow-up mensal com reports de crescimento (faturamento real vs. previsto, números e highlights m.o.m).

Tração é o grande sinal para os investidores. É sinônimo de um bom time trabalhando em um bom produto, com timing e mercado favoráveis.

Uma excelente dica aqui é encontrar um investidor-líder. O cara que acredita no que você está desenvolvendo, está disposto a investir mas também vai te ajudar a encontrar mais investidores interessados na sua solução, além do smart money.

Esse investidor é o curador, ele te apresenta às pessoas certas. Além disso, é o primeiro financiador, que assina o cheque antes de todo mundo para mostrar que está firme no negócio. Ele valida a sua ideia para seus contatos, faz a mediação e comunica o potencial do seu produto não só com entusiasmo, mas também com KPI’s e métricas.

Ferramentas online para criar um deck para investidores profissional

Existem diversas ferramentas de qualidade no mercado para você criar um pitch deck profissional. Felizmente, muitas delas possuem templates e funcionalidades para agilizar o processo, e evitar que você precisa contratar um designer.

O conteúdo é mais importante que um deck estilizado, mas não deixe de lado o bom senso e crie um deck visualmente agradável.

Apresentações do Google

A Apresentações do Google é um excelente ponto de partida. Você pode criar slides rapidamente e usar templates para agilizar o processo. Para personalizar ainda mais e encontrar layouts diferenciados, recomendo o SlidesCarnival que é cheio de opções gratuitas!

Canva

O Canva é uma solução gratuita para criar apresentações e designs incríveis. Ele é cheio de templates para você personalizar o seu deck. Ele é mais completo para você criar peças gráficas bem bonitas, mas acho que não é tão simples de criar e exportar com o Google.

Prezi

O Prezi é um dos criadores mais legais que já usei. É possível criar slides realmente incríveis e cheios de animação. Mas fica o aviso: ele costuma te deixar na mão algumas vezes. Então tenha sempre um backup. 😉

Adobe Spark

Para não ficar para trás no mundo das apresentações, a Adobe apresentou o Spark, um criador gratuito de apresentações. É possível adicionar layouts pré-definidos e criar belos decks. Ele funciona como um mini editor de vídeo, animando cada slide. Bem legal para testar!

Extra: Unsplash.com

O Unsplash é o melhor lugar para encontrar imagens de alta qualidade gratuitamente. Lá, vários criadores de conteúdo postam imagens gratuitamente com os direitos de reprodução livres. Ou seja, você pode utilizar imagens de alta qualidade para o seu pitch deck para investidores sem pagar nada por isso! Se puder, deixe os créditos de quem tirou a foto. 🙂

Notas finais

Um bom deck de apresentação para investidores pode fazer toda a diferença na hora de levantar fundos para investir na sua ideia.

Investidores adoram deal flow, mas estão sempre sendo bombardeados com o next big hit. Invista em relacionamentos, crie um bom deck e trabalhe na sua ideia!

Quer receber mais conteúdos sobre startup, investimento e growth? Se inscreva na minha lista de emails!

Os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups

Direto no seu inbox, sem pegadinhas 😉
EU QUERO!
Coisas boas acontecem para quem se inscreve na minha lista ;)
Receba os melhores conteúdos sobre marketing, vendas e growth para startups
EU QUERO COISAS BOAS!
Você pode cancelar sua inscrição quando quiser.
Fechar

Os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups

Direto no seu inbox, sem pegadinhas ;)
EU QUERO!

Entrepreneur's gold ;)

Receba os melhores conteúdos de marketing, vendas e growth para startups.
ME ENVIE OS CONTEÚDOS!